segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Modelos de Currículos


Vamos destacar algumas dicas sobre os principais itens que compõem um currículo eficiente:

- Nome
- Dados de contato / dados pessoais
- Objetivo Profissional
- Resumo das Qualificações
- Descrição de experiência profissional
- Formação Acadêmica
- Informações complementares

Vamos ver cada uma deles em detalhes.

• Nome do Candidato: em destaque, no centro da página. Não é necessário escrever: currículo ou curriculum vitae. Pode acreditar: quem receber o seu currículo saberá do que se trata.

Dados para Contato: 
telefones de contato (celular, fixo ou de recados, nessa ordem), email completo. (  Quando a vaga que você quer se candidatar for da mesma cidade em que vc mora, deve-se colocar bairro onde mora) Cuidado com emails do tipo gatinhamanhosa367x@…, que passam um idéia negativa sobre o candidato… Abra uma conta de email com o seu nome.

• Dados Pessoais:

Idade (não adianta tentar esconder…não coloque a data de nascimento, coloque a idade!), estado civil, número de filhos.

• Objetivo Profissional
 
Esse item é fundamental: o recrutador tem centenas de currículos na mão e ele precisa saber para qual vaga você está se candidatando. De preferência, faça um currículo para cada vaga. Exemplo: Objetivo profissional: Assistente Administrativo – Empresa x. Caso não saiba a empresa, coloque a área: Área Comercial. Cuidado para não colocar muitas áreas ou áreas que não tem relação entre si: Objetivo Profisisonal: Áreas de Vendas, RH, Financeira, Produção e Saúde. Nesse último caso, nem precisa escrever, o candidato está dizendo: estou desesperado e aceito qualquer coisa…

• Resumo das Qualificações: 
  
Um breve resumo de quem você é profissionalmente, em duas ou três linhas. Muitas vezes o recrutador só tem tempo para ler isso. Se ele não acha, passa para outro currículo onde ele encontre as características solicitadas pelo perfil.
Exemplo: 12 anos de experiência na área administrativa, atuando principalmente na industria farmacêutiva, formação em Administração. Conhecimentos de informática (Word, Excel e Power Point), inglês básico .
Pronto. Em duas linhas dá para saber se é o candidato que eu estou procurando. Se for, aí eu leio o restante do currículo para me aprofundar nas caracteristicas.

• Descrição de experiência profissional
 
Somente os três últimos empregos, começando pelo último e prosseguindo para os mais antigo. Se forem mais de três e valer a pena (empresas interessantes),  coloque a experiência das três últimas, da mais recente para a mais antiga e uma lista da empresas  e cargos da quarta em diante. Experiências antigas muitas vezes não são sequer consideradas.
Aqui você deve colocar o nome da empresa, depois o período em que trabalhou (total e meses de entrada e saída) e logo abaixo a função ou funções.
 
Exemplo:
 
Petroleo Brasileiro S/A – 16 meses – junho/2008 a dezembro/2009
Técnico de Operações
Funções exercidas: Operação de unidades de bombeamento de combustíveis; acompanhamento de processos de produção; elaboração de relatórios e planilhas de resultados
.

• Formação Acadêmica:  

Dados sobre a escolaridade superior, cursos de especialização, pós-graduação, especiais, técnicos etc. (aqui a escolha das informações a serem incluídas varia de acordo com o candidato). Para candidatos de nível médio (antigo segundo grau), os cursos de atualização são mais importantes do que onde você cursou o ensino médio. Cursos muito curtos, palestras, etc, são dispensáveis.

• Informações complementares:  

Conhecimentos de línguas, de computadores, viagens, características especiais etc.
Algumas informações que não devem ser colocadas: características pessoais (criativo(a), ágil, etc. Alguém colocaria alguma característica negativa no currículo? Então também não dá para confiar nas características positivas, não é mesmo?), números de documentos, etc.

FONTE: Modelos de currículos

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