Vamos destacar algumas dicas sobre os principais itens que compõem um currículo eficiente:
- Nome
- Dados de contato / dados pessoais
- Objetivo Profissional
- Resumo das Qualificações
- Descrição de experiência profissional
- Formação Acadêmica
- Informações complementares
Vamos ver cada uma deles em detalhes.
• Nome do Candidato: em destaque, no centro da página. Não é necessário escrever: currículo ou curriculum vitae. Pode acreditar: quem receber o seu currículo saberá do que se trata.
• Dados para Contato:
telefones de contato (celular, fixo ou de
recados, nessa ordem), email completo. ( Quando a vaga que você quer se candidatar for da mesma cidade em que vc mora, deve-se colocar bairro onde mora) Cuidado com emails do tipo gatinhamanhosa367x@…, que passam um idéia
negativa sobre o candidato… Abra uma conta de email com o seu nome.
• Dados Pessoais:
Idade (não adianta
tentar esconder…não coloque a data de nascimento, coloque a idade!),
estado civil, número de filhos.
• Objetivo Profissional
Esse item é fundamental: o recrutador tem centenas de currículos na mão e
ele precisa saber para qual vaga você está se candidatando. De
preferência, faça um currículo para cada vaga. Exemplo: Objetivo profissional: Assistente Administrativo – Empresa x. Caso não saiba a empresa, coloque a área: Área Comercial. Cuidado para não colocar muitas áreas ou áreas que não tem relação entre si: Objetivo Profisisonal: Áreas de Vendas, RH, Financeira, Produção e Saúde. Nesse último caso, nem precisa escrever, o candidato está dizendo: estou desesperado e aceito qualquer coisa…
• Resumo das Qualificações:
Um breve
resumo de quem você é profissionalmente, em duas ou três linhas. Muitas
vezes o recrutador só tem tempo para ler isso. Se ele não acha, passa
para outro currículo onde ele encontre as características solicitadas
pelo perfil.
Exemplo: 12 anos de experiência na área administrativa, atuando principalmente na industria farmacêutiva, formação em Administração. Conhecimentos de informática (Word, Excel e Power Point), inglês básico .
Pronto. Em duas linhas dá para saber se é o candidato que eu estou procurando. Se for, aí eu leio o restante do currículo para me aprofundar nas caracteristicas.
Exemplo: 12 anos de experiência na área administrativa, atuando principalmente na industria farmacêutiva, formação em Administração. Conhecimentos de informática (Word, Excel e Power Point), inglês básico .
Pronto. Em duas linhas dá para saber se é o candidato que eu estou procurando. Se for, aí eu leio o restante do currículo para me aprofundar nas caracteristicas.
• Descrição de experiência profissional
Somente os três últimos empregos, começando pelo último e prosseguindo
para os mais antigo. Se forem mais de três e valer a pena (empresas
interessantes), coloque a experiência das três últimas, da mais recente
para a mais antiga e uma lista da empresas e cargos da quarta em
diante. Experiências antigas muitas vezes não são sequer consideradas.
Aqui você deve colocar o nome da empresa, depois o período em que trabalhou (total e meses de entrada e saída) e logo abaixo a função ou funções.
Aqui você deve colocar o nome da empresa, depois o período em que trabalhou (total e meses de entrada e saída) e logo abaixo a função ou funções.
Exemplo:
Petroleo Brasileiro S/A – 16 meses – junho/2008 a dezembro/2009
Técnico de Operações
Funções exercidas: Operação de unidades de bombeamento de combustíveis; acompanhamento de processos de produção; elaboração de relatórios e planilhas de resultados.
Técnico de Operações
Funções exercidas: Operação de unidades de bombeamento de combustíveis; acompanhamento de processos de produção; elaboração de relatórios e planilhas de resultados.
• Formação Acadêmica:
Dados sobre a
escolaridade superior, cursos de especialização, pós-graduação,
especiais, técnicos etc. (aqui a escolha das informações a serem
incluídas varia de acordo com o candidato). Para candidatos de nível
médio (antigo segundo grau), os cursos de atualização são mais
importantes do que onde você cursou o ensino médio. Cursos muito curtos,
palestras, etc, são dispensáveis.
• Informações complementares:
Conhecimentos de línguas, de computadores, viagens, características especiais etc.
Algumas informações que não devem ser
colocadas: características pessoais (criativo(a), ágil, etc. Alguém
colocaria alguma característica negativa no currículo? Então também não
dá para confiar nas características positivas, não é mesmo?), números de
documentos, etc.
FONTE: Modelos de currículos
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