terça-feira, 16 de abril de 2013

Petrobras assina contratos para construção de módulos das plataformas P-74 e P-76



Contratos contêm cláusulas de conteúdo local (contratação de equipamentos e serviços nacionais), que variam de 65% a 71%

   A Petrobras assinou, nesta quinta-feira (11/04), dois contratos para construção de módulos da planta de produção e processamento de óleo e gás e para integração (instalação dos módulos nos cascos) de duas unidades. Os contratos são referentes aos FPSOs (unidades flutuantes que produzem, armazenam e transferem petróleo e gás) P-74 e P-76, destinados aos campos da Cessão Onerosa, no pré-sal da Bacia de Santos.
   O evento de assinatura do contrato da P-74 foi realizado na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), com a presença do governador Tarso Genro, da presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, e dos diretores Financeiro e de Relações com Investidores, Almir Barbassa, de Exploração e Produção, José Miranda Formigli, de Abastecimento, José Carlos Cosenza, de Gás e Energia, Alcides Santoro, e de Engenharia, Tecnologia e Materiais, José Antonio de Figueiredo. Já a assinatura do contrato da P-76 ocorreu no Edifício Torre Almirante, no Rio de Janeiro, com a presença de executivos da Petrobras.
   Os contratos contêm cláusulas de conteúdo local (contratação de equipamentos e serviços nacionais), que variam de 65% a 71%. Para a construção dos módulos das plataformas, os contratos preveem um índice de conteúdo local de 65% nos serviços de construção de montagem; 65% nos serviços de engenharia de detalhamento, 65% nos serviços de gerenciamento e de 71% para o fornecimento de materiais. Já o serviço de instalação e integração dos módulos no casco também terá conteúdo local de 65%.
  A construção e a integração dos módulos da P-74 e da P-76 irão gerar cerca de 4.500 empregos diretos e indiretos nas regiões de São José do Norte (RS) e Pontal do Paraná (PR), onde estão localizados os estaleiros de integração que executarão os serviços.
  O prazo contratual total é de 42 meses e a produção do primeiro óleo da P-74 está prevista para o segundo semestre de 2016, e a da P-76, para o segundo semestre de 2017.

  O FPSO P-74 será a primeira plataforma concluída para a exploração do pré-sal nos campos da Cessão Onerosa, e a P-76, a terceira. Cada plataforma terá capacidade de produzir até 150 mil barris por dia e comprimir 7 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, e deverão operar nos campos de Franco 1 (P-74) e Franco Sul (P-76), na Bacia de Santos.

Dados das obras de construção e integração dos módulos:
 
P-74
Empregos diretos e indiretos: 2 mil
Local da obra: Estaleiro de São José do Norte (RS)
Contratada: EBR - Estaleiros do Brasil Ltda - Consórcio formado pelas empresas Setal e Toyo
 
P-76
Empregos diretos e indiretos: 2,5 mil
Local da obra: Pontal do Paraná (PR)
Contratada: Technip-Techint - Consórcio formado pelas empresas Technip Brasil Ltda. e Techint S/A.

Fonte: Portal Petrobras

Nenhum comentário:

Postar um comentário