Quatro mil oportunidades estão há meses abertas no Rio. Guia mostra como conquistá-las
Rio - Nada menos que cinco mil vagas foram oferecidas pelas recrutadoras Ello Seleção, Boa Gente, Sine, Ceat e Cristal Rio RH nos últimos três meses, no Rio. Destas, quase quatro mil oportunidades ainda não foram preenchidas.
Ele diz ainda que, pelo atrativo da remuneração de algumas oportunidades, acabam ‘panfletando’ o currículo sem analisar para onde estão encaminhando. Prado observa que nem sempre o deslize está nas atitudes e hábitos de quem procura o emprego.
ONDE ESTÁ O ERRO?
De acordo com o especialista, empresas estão exigindo muita qualificação e algumas não têm uma remuneração tão alta. “Além disso, empresas costumam fazer exigências que não condizem com a expectativa profissional do candidato”, diz. Ele afirma que a longa jornada de trabalho também assusta e espanta bons candidatos.
Prado analisa os dados mais recentes de recrutamento do Boa Gente RH e nota que cargos operacionais são os que mais ficam ociosos. “Um dos principais é o de açougueiro, assim como muitos outros postos abertos por supermercados. Cozinheiro e caldereiro também estão na lista”, afirma.
MEDOS E EXPECTATIVAS
Para Rhenan Santa Anna, de 22 anos, o medo inicial sempre girava em torno das dinâmicas de grupo que são feitas para selecionar os candidatos. “Como eu era tímido, tinha medo dessa etapa. Em entrevistas, não tinha muito problema, mas ficava assustado com as dinâmicas, vendo todos falando ao mesmo tempo e competindo por uma mesma vaga”, conta o jovem.
Atualmente, Rhenan trabalha com atendente de mesa no Outback do Shopping Rio Sul, no Rio. Hoje, pensa em investir em um curso pré-vestibular para tentar a faculdade de engenharia.
Quando desempregado, se preocupava com a educação na hora de tentar empregos: “Minha mãe sempre falou que eu precisava estudar, ter formação mais sólida e fazer faculdade para ter mais chances ao disputar as vagas”.
Educação é melhor caminho para entrar no mercado
A história de Elizalete é exemplo de que sem um investimento na educação e qualificação não há como progredir no mercado de trabalho. Para isso, Fabiana Goulart, sócia-diretora da RH Personalizado, listou algumas dicas básicas.
ROUPAS
“Sempre pecam nisso”, constata Fabiana. “O ideal é não ir à entrevistas com pernas de fora. Candidatos devem vestir cores neutras — nada berrantes ou estampas chamativas. O objetivo é chamar atenção somente para suas habilidade profissionais”.
ENDEREÇO PESSOAL
Por morar longe, algumas candidatos mentem sobre endereço. “Está errado. Muito pelo contrário: falar onde mora mostra que o candidato está querendo dar a volta na vida”, ensina a consultora.
DETALHES
“Sem mastigar chiclete ou andar desleixado. Quanto mais discreto, melhor. Sem unhas sujas, calças rasgadas”, alerta. Segundo Fabiana, geralmente, as empresas pedem o uso de uniforme e boa apresentação e não necessariamente beleza.
GÍRIAS OU PALAVRÕES
Segundo Fabiana, vícios da fala sempre surgem, sem perceber. “A linguagem é reflexo de como o candidato vai dialogar com clientes ou consumidores. A empresa entende que, se ele pecar nisso, pode acabar errando na hora do trabalho também”, diz.
PRETENSÃO SALARIAL
O que fazer quando te perguntam isso durante uma entrevista? “Diga que quer algo como ‘o piso da categoria’. Melhor isso do que falar uma remuneração muito baixa ou exagerar no salário desejado”, recomenda Fabiana.
Cursos básicos para formação
SESI E SENAI
Moradores do Complexo do Alemão, no Rio, terão acesso a cursos gratuitos de educação básica e profissional oferecidos pelo Sesi e Senai. A ação é do programa Sesi Cidadania. Saiba mais em www.firjan.org.br.
CIEE
O Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) conta com projetos de ensino para diversos tipos de público e situação. Basta acessar: www.ciee.org.br/portal/institucional/inst.asp.
PREFEITURA DO RIO
Há um site da Prefeitura do Rio que destaca algumas lições básicas sobre português, ensinando, principalmente, a aprender o novo acordo ortográfico da língua portuguesa. Acesse http://portalmultirio.rio.rj.gov.br/acordoortografico/index.htm.
Onde estão as oportunidades
ELLO SELEÇÃO
Através do site http://elloselecao.com.br é possível fazer cadastro de newsletter, para ser atualizado com divulgação de vagas. Com o cadastro, é possível se alistar para o recrutamento da empresa.
CRISTAL RIO RH
Na página inicial da recrutadora (www.cristalriorh.com.br), o candidato vê lista detalhada das chances — até com a remuneração. No cadastro do site, é possível informar experiências profissionais recentes.
BOA GENTE RH
O site da empresa (www.boagenterh.com.br) conta com ótima ferramenta de busca de oportunidades de emprego. O interessado pode pesquisar por região ou por profissão.
Fonte: o dia

Nenhum comentário:
Postar um comentário