sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Em parceria com a Technip, CEFET ministra Curso de Introdução a Piloto de ROV


   O Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, em parceria com a Technip, empresa que administra o Porto de Angra dos Reis, iniciou no dia 11 de agosto, aulas com a primeira turma de Introdução a Piloto de ROV (Remoted Operated Vehicle – veículos operados remotamente).
Esta ação é parte integrante do Programa Crescendo Juntos, que visa à capacitação e a formação da mão de obra local. Ao todo 38 alunos do curso Técnico de Mecânica do CEFET-Angra, participam desta turma.
   O conteúdo programático do curso foi organizado pelo colaborador da Technip Helio Amaral. Segundo ele, o programa abrange não só o conhecimento tecnológico específico, mas também toda rotina de operações, segurança do trabalho e rotina do profissional que trabalha em regime offshore.
   Operadores de ROV estão atuando na exploração do petróleo em águas profundas, a camada do pré-sal. A bordo de uma embarcação, o piloto de ROV comanda e acompanha todo o trajeto do ROV, através das imagens geradas pelo próprio robô, que são transmitidas em tempo real em um monitor de TV.

Com as informações – CEFET / RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário