quarta-feira, 27 de julho de 2011

US$ 15,2 bilhões em projetos de E&P no Espírito Santo

   No segundo dia da Mec Show 2011, realizado ontem (21), o gerente do ativo de processamento e movimentação de gás da UO-ES da Petrobras, Bento Daher Júnior, apresentou os principais projetos de exploração e produção da estatal no Espírito Santo até 2014. “O Plano vigente prevê US$ 15,2 bilhões na atividade de exploração e produção no estado”, lembrou.
   Daher detalhou os dois novos projetos de exploração no pré-sal, no Sul do Estado. Um é o piloto de produção de petróleo e gás no campo de Baleia Azul, que vai produzir somente poços do pré-sal, com início de atividade prevista para meados de 2012. Outro é o desenvolvimento integrado no Parque das Baleias, onde há um mix de poços do pré-sal e do pós-sal, com a previsão de início de produção em 2013.
  “Os dois projetos gerarão um gás diferente daquele explorado nos projetos já implantados no Parque das Baleias, como a P-57 e o FPSO-Capixaba. Os novos poços de produção em campos do Sul do Estado vão gerar mais GLP, o gás de cozinha, e o condensado, que serão processados em Cacimbas, município de Linhares, Norte do Estado e o LGN (liquido de Gás Natural) escoado através do Terminal Aquaviário de Barra do Riacho (TABR). Por isso é preciso investir no Gasoduto Sul Norte Capixaba para escoar o gás até a UTGC, explicou.
   O gerente também falou sobre o projeto de implantação de uma base portuária em Ubu, estrutura de apoio offshore às plataformas em operação. “A Petrobras decidiu construir alguns portos para ampliar sua capacidade de abastecimento das plataformas e atender a crescente atividade de exploração de gás“, disse.
   Negócios – A 4ª Edição da Mec Show reúne 150 expositores empresas de oito estados brasileiros com a finalidade de apresentar as novidades tecnológicas e servir de local para a efetivação de novos negócios, atraindo um público de  15 mil visitantes, aproximadamente. 
    
                                                                         Agência Petrobras

Nenhum comentário:

Postar um comentário