terça-feira, 28 de junho de 2011

Petrobras faz nova descoberta em águas profundas na Bacia de Campos

Foi anunciado nesta terça-feira (28/06), pelo consórcio Petrobras, Repsol Sinopec e Statoil, a descoberta de dois níveis de petróleo de boa qualidade no poço exploratório 1-REPF-11A-RJS, conhecido como Gávea. Esta descoberta é a principal realizada no pré-sal da Bacia de Campos.

O poço, localizado a 190 quilômetros da costa do Rio, foi perfurado pelo navio sonda de última geração Stena Drillmax I, em águas de 2.708 metros e atingiu a profundidade final de 6.851 metros.

Ainda estão sendo analisados os resultados obtidos no poço, antes de continuar com o processo de exploração e avaliação da área.

A Repsol Sinopec é a companhia estrangeira líder em direitos de exploração nas Bacias de Santos, Campos e Espírito Santo, participando em 16 blocos, dos quais é operadora em seis.

Produção de PetróleoA Petrobras iniciou nesta terça-feira (28/06), a produção de petróleo na área de Aruanã, na Bacia de Campos. Segundo a empresa, a produção está sendo usada para teste de longa duração, que vai avaliar o potencial e as condições do reservatório e do petróleo daquele bloco. Só depois do teste, que deve durar seis meses, o campo começa a produzir em escala comercial.

O teste está a cargo da plataforma FPSO Cidade de Rio das Ostras, que vai extrair petróleo da camada pós-sal. Durante o TLD, serão produzidos 12 mil barris de óleo por dia. Os testes preliminares, que antecederam o TLD, mostraram que essa área tem um óleo de 27º API e volumes recuperáveis de 280 milhões de barris.

O bloco fica entre os campos de Pampo e Espadarte, no sul da Bacia de Campos, localizado entre 350 metros e 1,5 mil metros de profundidade de água.

fonte: ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário