A Petrobras
assinou dia (7/5) contrato para conversão de quatro navios do tipo
VLCC (Very Large Crude Carrier) nos cascos das futuras plataformas P-74,
P-75, P-76 e P-77, destinadas às áreas da Cessão Onerosa, no pré-sal da
Bacia da Santos. O valor global do
contrato é de US$ 1,7 bilhão, e as obras serão realizadas no Estaleiro
Inhaúma, no Rio de Janeiro (RJ) que foi arrendado pela Petrobras e está
sendo reformado para atender às demandas da Companhia.
O contrato
foi assinado com o consórcio formado pelas construtoras Norberto
Odebrecht S/A, OAS Ltda e UTC Engenharia S/A. As obras devem atingir
conteúdo nacional de 70%, com geração de cerca de 4 mil empregos diretos
no pico das atividades.
As obras de
conversão deverão começar em junho. A primeira unidade dessa série é a
plataforma P-74, cujo navio já está ancorado no Porto do Rio de Janeiro.
A conversão de seu casco deverá ser concluída em março de 2014. A
previsão é que o casco da P-75 tenha a obra concluída em outubro de 2014
e os cascos das plataformas P-76 e P-77, ao longo de 2015.
As obras
mais importantes para a conversão serão o reforço estrutural do casco; a
ampliação, a reforma e a adaptação das acomodações, que terão
capacidade para 110 pessoas; as instalações de equipamentos e
utilidades, além da adaptação do sistema de ancoragem, entre outras.
Essas obras representam um marco para a indústria naval brasileira: o
último empreendimento desse gênero foi a conversão da P-48, em 2003.
Após a
conclusão dessa etapa de conversão, cada casco será encaminhado a outro
canteiro. A partir daí, será iniciada a etapa de instalação de módulos
da planta de produção e de processamento de petróleo e gás, além da
integração das unidades (instalação dos módulos nos cascos). Estes
contratos devem ser assinados até abril de 2013.
Cada
plataforma terá capacidade de produzir até 150 mil barris de petróleo
por dia e de comprimir 7 milhões m3 de gás natural por dia. Elas deverão
operar nos prospectos de Franco e Nordeste de Tupi, localizados no
pré-sal da Bacia de Santos.
Dados das obras de conversão:
Valor: US$ 1,7 bilhão
Empregos diretos no pico da obra: 4.000
Conteúdo nacional: 70%
Local da obra: Estaleiro Inhaúma (Rio de Janeiro – RJ)
Contratada: Consórcio formado pela Construtora Norberto Odebrecht S/A, Construtora OAS Ltda e UTC Engenharia S/A
Empregos diretos no pico da obra: 4.000
Conteúdo nacional: 70%
Local da obra: Estaleiro Inhaúma (Rio de Janeiro – RJ)
Contratada: Consórcio formado pela Construtora Norberto Odebrecht S/A, Construtora OAS Ltda e UTC Engenharia S/A
FONTE: Portal Marítimo
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