sábado, 5 de janeiro de 2013

Petrobras colocará em operação seis novas plataformas em 2013

Rio de Janeiro (RJ) - A Petrobras colocará em operação no próximo ano seis plataformas, que acrescentarão cerca de 840 mil barris de petróleo à capacidade atual da companhia. Segundo a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, três delas – a P-63, P-55 e a P-61 – são de produção única da companhia. Outras três – Cidade de São Paulo, Cidade de itajaí, e Cidade de Paraty – serão instaladas em campos do pré-sal, na Bacia de Santos, e parte da produção será dos parceiros da Petrobras nos blocos.
 
— Vão entrar essas seis unidades novas de produção e a produção da Petrobras de terceiros vai aumentar bastante — disse Graça Foster.
 
Isso não significa, ela destacou, que todo esse volume será somado à produção atual de petróleio. A produção em cada plataforma vai aumentando de forma gradual, e também existe a queda natural da produção dos campos atualmente em operação.
 
Mas Graça Foster estima que, em 2013, a produção deverá ficar na faixa dos 2,022 milhões de barris diários, podendo ser 2% para cima ou para baixo.
 
A presidente da Petrobras explicou que, no próximo ano, a produção total da Petrobras, incluindo a parcela dos parceiros nos campos, principalmente no pré-sal, vai aumentar significativamente. Este ano, segundo Graça Foster,a Petrobras está produzindo, em média, 38 mil barris diários de petróleo de terceiros, além da sua própria produção.
 
No próximo ano, com o aumento das atividades no pré-sal, a Petrobras vai produzir cerca de 80 mil barris diários de petróleo dos parceiros. Graça Foster estima que, no fim de 2013, a parcela da produção da Petrobras de terceiros chegue a 100 mil barris diários.
 
— É petróleo de terceiros produzido pela Petrobras e esse muitos desconhecem isso. Vamos passar a mostrar esses dois valores, a da produção própria e a produção de terceiros — destacou graça Foster.
 
A primeira unidade a entrar em operação, já nos primeiros dias de 2013, será a FPSO (unidade que produz e armazena petróleo) Cidade de São Paulo, com capacidade total de produção de 120 mil barris diários. Ainda em janeiro, entrará também em operação a plataforma Cidade de Itajaí com mais mil barris diários.
 
Pela programação da Petrobras, em maio está prevista a Cidade de Paraty, com 160 mil barris por dia. Em julho, é a P-63 com 140 mil barris diários, e, em setembro, a P-55, com capacidade de 180 mil barris por dia. A última a entrar em operação será a P-61, com 140 mil barris diários.
 
Fonte: O Globo (Ramona Ordonez)

Nenhum comentário:

Postar um comentário